O TCU liberou e a Receita Federal já pode relançar a licitação para a compra de 44.087 licenças do Microsoft Office 2007 a um custo estimado de R$ 40,8 milhões, informa o Convergência Digital.
Entretanto, não foi uma vitória completa para os que defendem a M$ dentro da Receita Federal ...
Convergência Digital - Governo - TCU libera Receita Federal para comprar Office 2007
Embora tenha conseguido prevalecer o seu direito de indicar a marca do software que deseja adquirir, o TCU, ao dar ganho de causa parcial para a Receita, alertou-a para o princípio da utilização do pregão eletrônico na compra dessas soluções.Também determinou o início de ações e estudos que visem a migração da atual plataforma proprietária para o software livre, em razão da economicidade que essa solução, de acordo com o TCU, poderá trazer no futuro para a administração pública.
Espero que a Receita Federal resolva logo essa teimosia. Não acho bacana ficar enviando milhões da grana dos nossos impostos para a Microsoft.
Se o OpenOffice não é perfeito, é melhor usar parte dos R$ 40 milhões na adaptação do pacote de programas para escritório livre para as exatas necessidades do governo, IMHO.
Aliás, não seria bacana se desse para envolver tb o Ministério da Educação e criar algo como o Google Summer of Code para que estudantes brasileiros possam aprender e ajudar melhorar a infraestrutura tecnológica do Estado brasileiro?

Vox Populi
Sua Opinião